sexta-feira, 3 de abril de 2009

Os Trapalhões


Em entrevista à revista Veja desta semana, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) disse que o PMDB é "um partido sem bandeiras, sem propostas, sem norte" e boa parte dos filiados "quer mesmo é corrupção". O partido, chamado de "a grande noiva de 2010", se fortaleceu ainda mais após dominar o comando da Câmara e do Senado.
O senador atacou diretamente o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), classificando sua eleição para a presidência do Senado como "completo retrocesso". Segundo Jarbas, Sarney não tem compromissos éticos: "A moralização e a inovação do Senado são incompatíveis com a figura do senador."
A entrevista causou desconforto em várias áreas do partido. Jarbas classificou o PMDB como "uma confederação de líderes regionais, cada um com seu interesse, sendo que 90% deles praticam o clientelismo, de olho principalmente nos cargos."
Uma das estrelas mais tradicionais do PMDB, o também senador Pedro Simon (RS) concordou com tudo o que foi dito por Jarbas à revista. Mas fez uma ressalva: "Acontecem essas mesmas coisas com os outros partidos, PT, PSDB, DEM, PPS e PTB. Estamos em uma geleia geral."
Em nota, a Executiva Nacional do PMDB decidiu não polemizar com o senador. Considera que as declarações de Jarbas foram um desabafo ao qual o PMDB "não dará maior relevo".

Texto extraido do Jornal "O Estadão de 16 de Fevereiro de 2009"

OS Trapalhões


Olha, por essa eu não esperava, o Jarbas , parece que ele se sentiu como um tênis velho. Será que você nunca teve aquele tênis velho, confortável, que você usava para ir na casa dos seus amigos,aquele mesmo que se te chamassem para jogar bola , você ia com ele mesmo, ou ia no sitio barrento e usava e abusava dele e no domingo a noite chegava em casa e deixava ele embaixo do tanque ou em cima do botijão vazio , e no final de semana seguinte tinha uma festa e você calçava o seu melhor sapato incômodo e nem olhava para o velho tênis.
É, parece que o Jarbas se sentiu assim, mas só que a grande diferença entre o Jarbas e o tênis, é que o Jarbas fala, e ele falou.
Chamou todo mundo no partido dele de corrupto e vendido, e cadê que alguém falou alguma coisa ou tentou negar, é a palavra de um cara que ajudou a fundar o partido e conhece mais do que ninguém o que acontece dentro dele, tanto que até teve o apoio de um outro companheiro co-fundador do partido, que foi mais longe, falou que o que o Jarbas estava falando é a mais pura verdade e que não é só o partido deles, e sim todos os partidos que estão lá na sede do poder,, se fosse outro , sei não, já teria até perdido o cargo, mas o Jarbas, nem o partido dele criticou muito, talvez por não ter moral pra isso, claro eles falaram uma ou duas coisinhas pra não passar em branco, até parece que eles sabem que ele sabe tanta coisa que se cutucarem vai sobrar pra todo mundo, pois ele falou com uma convicção de quem sabe o que está dizendo.
Mas eu não me engano com isso, tem muita gente honesta lá no Planalto Central, mas que tem muito corrupto, isso tem. Não só lá, em todo lugar aqui no Brasil.
Talvez o Jarbas tenha perdido as esperanças de acontecer mudanças, tanto que ele fala que o Sarney não seria o presidente certo para o Senado, parece que ele "chutou o balde" de vez, ou alguém o tenha deixado fora de uma boquinha, vai saber, só ele pra dizer.
Pegando o gancho do Jarbas, eu também queria "chutar o balde", está mais que provado que somos um povo na sua maioria de pilantras, quem nunca foi um "malandro"? Usou o jeitinho brasileiro, nem que seja só um pouquinho, quem nunca passou o farol pensando: "Ninguém tá vendo mesmo...", ou que já pegou troco a mais e não devolveu porque achava que o problema não era seu, ou contou uma metirinha só.

Vamos olhar um pouco para o céu?


2009 é o Ano Internacional da Astronomia e se você é do tipo que adora observar o céu, aproveite a programação das atividades comemorativas, são diversas atividades em vários locais.
Esse ano foi escolhido pois há 400 anos (em 1609), Galileu Galilei fez as primeiras observações do céu interpretadas corretamente com um telescópio.
Para mais informações acesse:


Confira um pouco do que vai acontecer:

Dia: 05/04/2009 (Domingo)
Horário: 10 às 14 hs
Local: Em frente ao Planetário do Parque Ibirapuera
Observação pública do Sol, demonstração de atividades da Astronomia Amadora e do Ano Internacional da Astronomia na cidade de São Paulo, promovido pelo Clube de Astronomia de São Paulo e Planetários de São Paulo. Atividade pública e gratuita em frente ao Planetário do Ibirapuera. O evento não ocorre se o tempo estiver chuvoso ou nublado. Horário: 10 às 14 horas. Local: Escola Municipal de Astrofísica – EMA, Parque do Ibirapuera (ao lado do Planetario).

Dia: 05/04/2009 (Domingo)
Horário: 13 às 17 hs
Local: Anexo do Espaço Vida, Parque Estadual Villa Lobos, zona Oeste.
Observação pública do Sol, demonstração de atividades da Astronomia Amadora em promoção do Ano Internacional da Astronomia na cidade de São Paulo promovido pelo Clube de Astronomia de São Paulo em parceria ao Centro de Educação Ambiental do Parque Villa Lobbos.. O evento não ocorre se o tempo estiver chuvoso ou nublado.

Dia: 05/04/2009 (Domingo)
Horário: 13 horas
Local: Auditório Domingos Galante Júnior - Rua Tamandaré, 348 – Liberdade – São Paulo SP - próximo ao metrô São Joaquim.
Evento destinado a divulgação da ciência e da ficção científica e promovido pela Federação da Frota Estelar de São Paulo. Dentro do mesmo haverá um espaço reservado especialmente para a participação nas "100 horas de astronomia", com divulgação da astronomia e astronáutica, com a exibição de documentário "Viagens Espaciais", da série “O universo” e discussões com o público.

Você sabe quem foi Zumbi?


Eu não sei se os conteúdos de história mudaram, mas, na minha época, nas aulas de História do Brasil, eu nunca ouvi falar de Zumbi ou de Quilombos ou qualquer coisa do tipo. Por isso eu estou pensando aqui comigo: Quem define o que é importante na História do Brasil? Quem é esse que me diz através dos livros de história que as “aventuras” dos bandeirantes, que não passavam de assassinos (já que mataram milhares de negros, índios), ladrões (invadiam as terras “descobertas”), estupradores e outros adjetivos, é mais importante do que a história daqueles que lutaram pela sua liberdade? Eu acredito ser esse um dos motivos que fazem com que o Brasil esteja na situação atual, com um povo que paga tantos impostos e em troca recebe serviços de péssima qualidade. Claro, pois o que nós temos é uma inversão total de valores, veneramos os assassinos e desprezamos os heróis.
Por isso, convido você a reescrever a história do jeito certo, vamos pesquisar os assuntos que realmente deveriam ser lembrados, pois um país sem história é como uma pessoa com amnésia, que não sabe quem é, quem foi, porque está na situação atual, o que deve fazer, etc. Dê sua opinião, sobre qual assunto você gostaria de discutir?

Quilombo de Palmares
Esse foi um dos Quilombos mais famosos por sua resistência, que durou mais de um século. Ganga Zumba, ou Grande Senhor, foi o primeiro líder desse Quilombo, acredita-se que Zumbi era sobrinho dele. O quilombo era formado por várias vilas, assim, cada vila tinha seu líder e Ganga Zumba, que governava a maior das vilas (Cerro dos Macacos), presidia o conselho de chefes dessas vilas (chamadas mocambos) e era considerado o Rei de Palmares. Os outros 9 assentamentos eram comandados por irmãos, filhos ou sobrinhos de Gunga Zumba, entre eles estava Zumbi. Em 1678, Ganga Zumba aceitou um tratado de paz com os portugueses, mas Zumbi foi contra pois por esse tratado, eles teriam que mudar-se para o Vale do Cucau e os escravos que não eram livres teriam que voltar para seus senhores. Nessa confusão, Ganga Zumba foi envenenado por um dos seus e os que se mudaram para o Vale do Cucau foram reescravizados pelos Portugueses. A resistência aos Portugueses continuou com Zumbi, mas 15 anos depois, surge no caminho desse povo o Domingos Jorge Velho, vocês verão no decorrer da história que bandeirante era o mais terrível de todos, onde ele chegava, não sobrava ninguém pra contar a história e dessa vez não foi diferente, em 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi traído por um dos seus (Antônio Soares). Apunhalado, resiste, mas é morto com 20 guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de1965. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo e Castro. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.
Dessa forma criou-se o feriado de 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), que nem sequer foi aceito em todos os locais do Brasil, mas já é um grande começo.

Dessa forma, amigos eu encerro essa postagem e insisto: Qual assunto você gostaria de discutir? Um abraço a todos.
Acessos: