quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Copenhague


A alguns dias vejo notícias de um Fórum a respeito das mudanças climáticas no mundo, mas aparentemente esta acontecendo apenas um encontro de descompromissados, afinal estão colocando os interesses financeiros a frente do problema central.
È evidente que as mudanças no clima, tem uma boa parcela de culpa nos costumes e práticas do homem, mas trocarmos a realidade por fatos políticos contestáveis é um tremendo retrocesso, o caso dos emails que foram roubados de um cientista que falava em maquear alguns dados para parecer mais grave do que realmente eram(caso do Cientista chefe de pesquisas de uma prestigiada Universidade da Inglaterra)) pode até ser verdade, mas que estamos alterando o clima no mundo, isso até quem não estudou consegue perceber (de maneira mais clara do que os cientistas), as estações não são mais tão bem definidas como costumavam ser, e olha que não sou tão velho assim, aqui na minha cidade não consigo saber quando é verão ou inverno, daqui a pouco até as plantas não vão trabalhar da maneira correta, e ainda tem gente que acha que produzindo essa quantidade absurda de detritos, e consumindo os recursos naturais como fazemos não estamos afetando o meio ambiente e o bioma, uma prova clara disso, são os animais cada vez mais pequenos e em menores grupos, as plantas se adaptando a regiões que estão começando a ficar desérticas, fora a mãozinha que estamos dando com as experiências genéticas, caiamos na real, a culpa é nossa, de todos nós, pobres ou ricos, não podemos aceitar taxas diferentes para pobres e ricos, e sim dialogarmos de maneira para termos um acordo que abranja as necessidades de todos, não a vontade de alguns, o dinheiro continua falando mais alto, espero que não continuemos assim, pois se não vamos ter que começar a comer dinheiro.
Os ricos podem se segurar por um tempo mas que os efeitos serão sentidos por eles também, isso eu tenho certeza, afinal moramos no mesmo mundo, onde não há fronteiras para o ar, água ou para os microorganismos, um dia todos serão afetados, e nesse dia poderá ser tarde demais, hoje já pode ser tarde demais, por isso aconselho que cada um faça sua parte (O estilo de vida do Ocidente não é sustentável com o tempo e tem que mudar radicalmente, segundo Rajendra Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês).
"O nível de consumo e o desejo de consumir das pessoas alcançaram proporções exageradas", afirma Pachauri, em declarações ao dominical britânico "The Observer".
O cientista indiano propõe, entre outros, que os hotéis controlem o uso de eletricidade de seus clientes, sejam elevados substancialmente os impostos à aviação ou se limite o uso do gelo na água oferecida nos restaurantes.
"Não vejo por que os hotéis não deveriam ter um contador em cada quarto para medir a energia utilizada por cada cliente no banho ou no sistema de calefação ou ar condicionado, e cobrar depois por ela", explica Pachauri.
O especialista quer também que os Governos utilizem os impostos ao setor aéreo para subsidiar outras formas de transporte menos poluentes.
"Deveria haver uma grande diferença entre o custo de voar e o de viajar de trem", afirma Pachauri, segundo o qual as pessoas insistem em continuar voando, apesar de, muitas vezes, uma viagem de trem ser tão rápida e confortável.
Além disso, deveriam ser tomadas medidas para limitar o uso do automóvel, em forma de impostos especiais aos veículos mais poluentes.
Pachauri causou polêmica no ano passado ao propor que as pessoas comam menos carne devido às emissões de metano e de outros gases do efeito estufa associadas à pecuária.
Segundo o cientista indiano, principalmente os jovens serão responsáveis por liderar a mudança necessária, já que "são muito mais receptivos que os adultos, que estão corrompidos" pelo velho estilo de vida).
Estas são as palavras de um sujeito muito mais inteligente que eu, e algumas coisas parecem bobagens, mas se começarmos pelas pequenas coisas um dia conseguiremos construir algo muito maior
Acessos: