terça-feira, 27 de novembro de 2012




  A questão da reciclagem  já começa a ser um problema em um âmbito maior, muuuuuuuito maior, visto até do espaço, já que com nossos péssimos hábitos de consumo estamos agredindo até áreas que não tem uma viva alma.
  Vi um email de um camarada que dizia o absurdo de material que consumimos diariamente, o pior não é consumir, pois pior é o destino que damos ao material que chamamos de lixo, mas que de lixo não tem nada, pouco do que consumimos é reciclado ou num cenário ideal, é reaproveitado, então este lixo acaba parando em aterros sanitários, lixões, encostado em algum lugar ou mesmo jogado em vias públicas ou terrenos baldios,carregados pelas águas da chuva , acabam parando no rios e são carregado para os oceanos. Nossa interferência está tão grande que já pode ser vista até mesmo do espaço, existe no oceano pacifico uma enorme ilha composta de resíduos plásticos, como garrafas de refrigerante, sacolas, brinquedos e embalagens entre muitas coisas produzidas pelo homem, conhecida pelo meio cientifico de "Vórtice de Lixo". E fico pensando em alguma forma de reduzirmos o nosso suicida consumo, e cheguei a algumas soluções, até parece chover no molhado, afinal ouvimos essas dicas todos os dias e não nos damos conta da diferença que faria se começássemos a agir individualmente, então veja como é fácil de por em pratica essas dicas.

  • Use no seu controle remoto pilhas recarregáveis, elas são mais caras mas com o passar do tempo seu preço acaba saindo muito mais barato do que usar pilhas comuns, mas o grande ganho vem mesmo com a redução do consumo desse produto que contem metais pesados e ácidos que contaminam nossos lençóis freáticos.
  • Compre um produto que dê a possibilidade de usar refis como no caso de sachês de limpeza, assim você economiza embalagens; ou optar por um produto que possa ser reutilizada a embalagem em outras funções, como no caso de embalagens de manteiga ou maionese, que podem se tornar utensílios de cozinha, usados para guardar alimentos ou outros produtos (mas lembre-se que quando o produto armazenado for outro que não o original da embalagem, deixe bem identificado, e longe do alcance das crianças para evitar ingestão acidental)
  • como as pilhas recarregáveis ao invés das convencionais sacolinhas de plástico que você pega ao ir ao mercado, levar uma sacola ou mochila de casa, assim vc economiza muita matéria prima.
  • Dê preferência as embalagem econômicas, alem de pagar mais barato vai reduzir o consumo de embalagens e a geração de resíduos.
  • E procure reduzir, reutilizar e reciclar, mas dentre aos três "Rs" incluo mais um o de "racionalize", não compre aquilo que você não precisa, isso ajuda muito na redução da geração de resíduos.
   São dicas extremamente simples, mas que se fossem habituais já trariam uma grande diferença ao nosso surrado planeta.
Acessos: