sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009



O que faz alguém praticar um crime?

Alguns dizem que a lei é falha e o sistema está corrompido, e por isso há um incentivo à prática de crimes.
Eu não concordo com isso.
Tome por referência você mesmo, pense com franqueza e responda: Mesmo sabendo que não seria preso, você roubaria, por exemplo?
Acredito sim que o medo da punição pode ser importante para que o indivíduo pense duas vezes antes de cometer um crime, mas com ou sem lei, com ou sem justiça, acredito que o que realmente o impede e sempre o impedirá é algo chamado consciência.
É isso mesmo, sabe aquela voz com quem você dialoga? Aquela que não deixa você dormir quando existe uma preocupação e que sabe tudo que você pensa? Essa mesmo. Sua consciência é que impedirá ou não a prática do crime.
Partindo desse raciocínio, cabe pensar o que forma a nossa consciência. Seriam nossos valores morais? Seria nossa vivência ou convivência com outras pessoas? Seria nosso caráter? Nossos pais têm influência nisso? A sociedade pode ajudar na construção dessa consciência?
São muitas as questões e poucas as respostas, isso porque existe tanto conhecimento científico. Já fomos à lua, mas não conhecemos a nós mesmos. Pense sobre isso e tire suas próprias conclusões.
Acessos: