terça-feira, 21 de abril de 2009

Livro Sagrado

Existe na história relatos com sentido figurado como as histórias dos vikings, gregos, romanos, através de suas lendas, mitologias, etc. Todas essas tinham um propósito de explicar fatos naturais ou sobrenaturais. Mas quando chegamos ao ocidente e à contemporaneidade, deixamos essas lendas e mitos no passado. Existe uma porção de escritos que podem ser lendas e fatos para explicar algo sobrenatural ou incompreensível. Estou falando da Bíblia. Isso mesmo, a Bíblia. Não que eu esteja desdenhando a sua importância, pelo contrário, estou tentando compreendê-la, mas não com os olhos ortodoxos, tentando analisá-la ao pé da letra ou coisa assim. Há muito vê-se um ríspido convívio entre as teorias científicas e as certezas dogmáticas das diversas igrejas. Mas será que não poderia haver um paralelo entre ambas?
Penso comigo, que não deveria ser tão fácil explicar pra um camponês ou para um pastor de ovelhas sobre a criação do mundo ou a diversidade de seres na natureza. E assim a bíblia foi escrita na forma de parábolas e acontecimentos tangíveis para a época, e hoje temos instrumentos para enxergar parte da obra divina da maneira mais próxima da realidade de seu esplendor, algo que na época dos acontecimentos não era possível ver por falta de conhecimento científico, dessa forma, as teorias científicas poderiam muito bem se encaixar nas histórias bíblicas, que eram histórias simples que explicavam fenômenos complexos e por isso não continham os detalhes das teorias de hoje.
Mas a igreja continua nos tratando como simples camponeses ou pastores, ela que deveria ser a mais interessada em estudar os fatos bíblicos para que com isso possamos chegar mais perto do Criador, mas ao contrario disso ela fica colocando obstáculos no caminho cientifico rumo ao Criador, a igreja por se tratar de um corpo tão grande e virtualmente inteligente, deveria usar os instrumentos criados pela ciência para trazer para os dias de hoje os relatos bíblicos, como a Arca de Noé ou as sete pragas, eu como uma pessoa crédula gostaria de saber mais sobre tudo isso, para fortalecer minha crença, e para conhecer melhor o poder de Deus.
Já ouvi muitos cientistas dizerem que não estavam indo conta a religião, mas sim a favor dela já que suas pesquisas tinham o propósito de explicar de onde viemos e para onde vamos, para que pudéssemos compreender melhor qual o papel que temos nessa peça que é ensenada a milhares de anos, para entender melhor os pensamentos do grande diretor(Deus).
E vi também a igreja usar muitos artifícios científicos para explicar diversos fatos supostamente creditados a milagres, que eles com interesse estudaram.
Não sou contra a igreja, mas gostaria que ela me explicasse melhor os acontecimentos que pelos séculos ela apregoou, eu acredito que tenhamos o poder de explicar a grandeza da obra divina, já que somos a imagem e semelhança de Deus, creio que ele nos deu o poder de crer nele mesmo quando descobrirmos como ele abriu o "Mar vermelho ou multiplicou os pães", não quero ver a igreja como aquela velha igreja que perseguia, destruía e até matava aqueles que colocavam algo que fazia as pessoas pensarem, pois me lembro do exemplo do Galileu Galilei e sua teoria do Univeso Heliocêntrico, claro que esse período das trevas já passou mas não quero ver a igreja cometer erros semelhantes nos dias de hoje.
Acessos: