sábado, 13 de novembro de 2010



Nos últimos anos tenho visto que foram criadas diversas leis e impostos que punem e oneram as pessoas que tem um veículo particular. Mas que pouquíssimo tem sido feito para incentivar as pessoas a deixarem espontâneamente seus veículos em casa, uma das poucas medidas vista foi a criação do bilhete único, estou falando das medidas tomadas pela cidade a qual tenho mais contato, que é São Paulo, este bilhete é muito interessante, quando utilizado para o pagamento da passagem de ônibus municipal, da direito a pegar outras três conduções sem ônus algum no período de 2 horas, e ainda pode-se usar para pagar a passagem do metro, ou ainda de forma mista, onde pode-se pagar a condução do ônibus e utilizar a integração com o metro pagando apenas metade do valor da condução deste, e vice versa, com essa medida tende-se a deixar o transporte publico mais atraente em vista da condição financeira, a criação de corredores exclusivos para ônibus ajuda em relação as condições de fluxo, um dos grandes problemas do transporte publico em relação ao particular, já que ninguém quer ficar duas ou mais hora dentro de um ônibus lotado parando e andando o tempo todo.
Só que ainda estamos longe de um modelo perfeito de transporte publico, já que a lacuna entre a qualidade desejada e a realidade é enorme, eu digo por experiência própria, quando ando de transporte publico é um calvário, se decido ir de ônibus ao serviço tenho que reservar pelo menos uma hora e meias a mais para chegar, então acordo mais cedo e enfrento uma caminhada até o ponto de parada, e torço para que não ocorra nenhum problema com o ônibus, dentro dele, procuro um cantinho que não atrapalhe muito a passagem das pessoas, ou me acomodo aonde der, que tem vez que pego o ônibus lotado ai se eu tiver onde segurar já é lucro, na hora de descer é outra batalha, tenho que vencer diversos obstáculos, bolsas gigantes, falta de apoio, mochilas desengonçadas e aonde encontrar o botão de alerta, que nunca está do lado da porta. E na volta é pior ainda, que na manhã estamos todos descansados e fresquinhos, a noite na volta é totalmente contrário, e todo mundo já deve ter passado por isso.
Mas não adianta só reclamar temos que fazer nossa parte, por isso fico pensando em maneiras de solucionar ou melhorar o problema, e algumas das possíveis soluções são as seguintes: essa tenho certeza que não vai agradar a quase ninguém, nos ônibus deveriam eliminar os bancos duplos deixando apenas bancos individuais para que com isso caibam mais pessoas, afinal eu não me importaria de andar em pé no ônibus se isso me economizasse algum tempo, nos corredores deveriam ser criadas pistas de escape nos pontos mais movimentados para que não hajam filas de ônibus e com isso reduzir o tempo das viagens, pois eu vejo como é difícil no acesso a Av. Paulista onde o corredor da Rebouças fica congestionado de ônibus onde só pode parar um ônibus por vez criando um tremendo caos, outra maneira de convidar as pessoas a utilizarem o transporte publico é ampliar a integração do bilhete único, já que grande parte das pessoas que trabalham e circulam na cidade de São Paulo moram nas cidades vizinhas a ela, e utilizam outros meios de transporte e sistemas de cobrança que não aceitam o bilhete único, com uma integração mais ampla temos a possibilidade de criar alternativas para as pessoas que fazem grandes deslocamentos, e uma das propostas mais inclusivas que acho, é integrar ao sistema do bilhete único a participação dos táxis nesse grupo, Assim quem sabe as pessoas mais afortunadas deixem seus carros na garagem pelo menos algumas vezes e utilizem, se não todas possibilidades oferecidas, pelo menos parte dela, pois fazendo uma rápida continha, quanto menos carros na rua mais espaço para os ônibus, e quanto mais espaço para os ônibus, mais ônibus na rua diminuindo o trânsito e aumentando a velocidade dos ônibus diminui o tempo de viagem.
Mas do jeito que estamos hoje dificilmente conseguiremos convencer as pessoas a deixarem seus carros em casa, com ônibus lotados, atrasos constantes, ma qualidade nos serviços prestados e um custo benefício muito baixo, eu que ainda posso custear meu transporte individual vou continuar a utiliza-lo, e só migrarei para o transporte publico quando não puder mais pagar pelo pouco conforto que tenho, já que utilizo moto, e como eu, muitas pessoas pensam igual, só que não adianta colocar toda a culpa nos donos de veículos particulares, o governo deveria fazer também a sua parte, já que pagamos impostos caríssimos, tanto pedestres quando motorista, e deveríamos ter o retorno na qualidade de vida, outra proposta que acho cabível no cenário que vejo hoje é, o governo deveria subsidiar os transportes públicos com parte do IPVA, este imposto cobrado dos donos de veículos, tem sua arrecadação destinada a construção e recuperação de estradas e vias publicas, e com uma grande parte das rodovias é de concessão privada, então o dinheiro arrecadado com este imposto deve estar sendo destinado a outras coisas que não são ligadas ao seu intuito, algo injusto com os contribuintes.
Um transporte publico barato e de qualidade atrairia mais do que uma nova taxa ou tributos sobre os veículos e com certeza traria um monte de benefícios as pessoas, outra continha rápida, menos carros na rua, menos poluição, menos problemas de saúde, menos acidentes, menos pessoas se deslocando para hospitais, menos transtornos, menos gastos, muitas vantagens para colocar na propaganda política e assim todos ganhando, a cultura do carro nesse aspecto ficaria menos importante.

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