domingo, 15 de fevereiro de 2009

Globalização da Crise


Até que enfim, os Estados Unidos conseguiram dominar o mundo, para todo lado que olho vejo alguém falar,"A crise nos Estados Unidos me atingiu ", de maneira que ela fosse uma bomba ou um tiro, nos jornais as noticias vindas de qualquer parte do mundo remetem aos maus resultados obtidos na cabeça da América, acho que não era a notoriedade que o "Tio Sam" gostaria, mas é aquilo que eles plantaram, criaram um sistema antropofagista, em que um quer comer o outro e que o que mais importa é a quantidade de consumidores e não a qualidade deste, todos nos EUA compram, mas ficou claro que nem todos poderiam pagar por aquilo que compram, mas isso faz parte da cultura deles, a gastança desenfreada.
Nunca pensaram em ter costumes e crescimento sustentável, haja vista seu padrão de vida com seus carrões beberrões e seu conceito de descartabilidade, a indústria americana nunca se preocupou com o meio ambiente ou na partilha mais justa de seus ganhos, no item descartabilidade, vejo a enorme velocidade em que um bem de consumo torna-se obsoleto. Pare para pensar, um computador torna-se ultrapassado em questão de meses, já se perguntou por quê? Os computadores têm em seu interior uma pequena pecinha chamada processador, e a cada melhoria, ou a cada geração de processadores, os fabricantes mudam o formato dos mesmos, isso não é nada de capricho deles, desta forma, os fabricantes forçam os consumidores a comprar um novo computador para que usufruam de novos aplicativos e tecnologias.
Isso não é uma prática nova, isto já vem acontecendo há décadas, na década de 50, quando a indústria americana amargava mais uma recessão (esta por causa da Segunda Guerra), os engenheiros da época pensando em reaquecer o consumo, criaram essa prática de descartabilidade, mas não ficou só nisso, o pessoal de marketing criou a sua própria forma de descartabilidade. Não bastando mudar os componentes internos, as empresas começaram a modificar o design dos produtos e a bombardear as diversas midias existentes, com menções de que o novo seria melhor e mais bonito. E assim começou a época áurea das propagandas, assunto esse para um outro momento.
Antes que eu escape do assunto principal, voltemos ao clima econômico da atualidade.
Observando como a indústria americana nutriu seu mercado de consumo fica fácil entender porque eles estão na situação que se encontram.
Outro ponto da crise que me deixa muito surpreso é que os EUA se tornaram aquilo que combateram por tanto tempo, "Socialistas", já que a crise que deveria ser só deles, já atinge todo o globo terrestre, grande demonstração de que eles dividiram com todo o mundo o seu prejuízo e descontrole econômico, sem a menor vergonha, mostraram também que o mundo está realmente pequeno, uma decisão tomada do outro lado do mundo surte efeito rapidamente em qualquer ponto do planeta.
É, a crise americana é globalizada mesmo, tanto que estou no Brasil e a crise aqui é americana. Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou?

Acessos: